Vivemos na era do Antropoceno, onde as atividades humanas impactam diretamente o equilíbrio da Terra. Mas... até onde podemos ir antes que os danos se tornem irreversíveis?
Um estudo realizado por mais de 50 cientistas de todo o mundo, publicado na Nature, trouxe uma resposta para essa pergunta.
Eles estabeleceram uma nova classificação para o sistema terrestre. As "fronteiras seguras" nos mostram os limites que não devemos ultrapassar para manter a Terra estável e sem o risco da nossa extinção. Já as "fronteiras justas" indicam uma zona segura: visando proteger a vida humana e de outras espécies que já estão em situação de vulnerabilidade.
Por exemplo, no clima, os cientistas sugerem que a fronteira justa seria limitada a um aumento de 1,0°C, para minimizar os impactos. Mas sabemos que o aumento da temperatura global já está em 1,5°C, o que está causando graves danos em várias partes do mundo. Infelizmente, sete desses oito limites planetários já foram ultrapassados. Isso significa, que estamos próximos de atingir um ponto de inflexão, onde não será mais possível reverter a situação do planeta.
Veja o conteúdo em:
